Investir em um plano de previdência privada é se dedicar hoje para um futuro melhor. Conheça os tipos de previdência privada e escolha a que melhor se adequa a sua necessidade.
Existem dois principais tipos de previdência privada:
PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). O PGBL é indicado para quem declara o Imposto de Renda no modelo completo, permitindo dedução fiscal.
VGBL é mais adequado para quem faz a declaração no modelo simplificado, pois não oferece deduções, mas possui tributação apenas sobre os rendimentos. Ambos os planos visam complementar a aposentadoria, oferecendo flexibilidade e vantagens fiscais.
Para quem é contribuinte da Previdência Social e utiliza o formulário completo na declaração do Imposto de Renda, o indicado é o PGBL, pois os valores investidos podem ser deduzidos como despesa na declaração de IR, assim como uma despesa médica, até o limite de 12% da renda bruta anual. Já o VGBL é indicado a quem faz a declaração simplificada de IR, é isento ou já contribuiu no limite de 12% no PGBL e deseja investir mais em Previdência.